sexo pos parto

29 jan Sexo pos parto exige cuidados

Sexo pos parto exige cuidados

O sexo pos parto é um assunto delicado. Dar à luz a um bebê exige um grande esforço físico e emocional, e assim que o bebê vem ao mundo, o nosso corpo precisa de um tempo para se recuperar gradualmente e voltar ao normal. Emocionalmente, o casal tem que estabelecer um novo estilo de vida, pois agora um bebê faz parte do seu dia a dia. A mãe muitas vezes é a que mais sofre com essa adaptação, pois além dos cuidados com o bebê ela começa se preocupar também com a recuperação do seu corpo, se preocupa em voltar a boa forma física e assim melhorar a sua autoestima.

Nesta fase do pós-parto é muito comum a mulher perder um pouco de interesse pelo sexo pos parto, por estar muito preocupada em cuidar do bebê. Nessa fase muitos maridos ficam em segundo plano. Em geral, os pais precisam entender que o retorno da vida sexual vai depender muito da recuperação do próprio corpo da mulher e do seu estado emocional.

Foque na dieta pos parto

O primeiro mês após o parto o corpo feminino passa por uma evolução espetacular, mas a maioria das mulheres não se sentem atraentes ou sexys. O parceiro pode muitas vezes achar que é frescura da mulher, mas não é não!

Após o parto a produção de leite, muitas vezes impede a lubrificação adequada da vagina; outro fator é que muitas vezes em um parto normal a mulher pode ter sido submetida a um corte na vagina (episiotomia); já as mulheres submetidas à cesariana levam um maior tempo para se recuperar, pois a cesariana é considerada uma grande cirurgia.

Para retomar a atividade sexual após o nascimento, o casal e especialmente a mulher, deve se recuperar fisicamente e emocionalmente. Os ginecologistas recomendam reiniciar o sexo pos parto quando você após o período de resguardo, que é o período que o trato genital feminino já se recuperou de toda a transformação que sofreu ao longo da gestação.

Então no caso do parto normal, o casal deve esperar até que a episiotomia seja cicatrizada e que a mulher já esteja emocionalmente mais receptiva ao sexo pos parto. Já no caso do parto por cesariana, o período é maior, pois além da cicatrização externa tem que haver a cicatrização interna do útero que foi cortado.

Sendo assim, se o trabalho de parto normal se deu com a episiotomia o período de 30 dias pode ser suficiente. Caso o parto normal tenha sido feitos em a episiotomia a recuperação pode se dar em 15 a 18 dias. No caso de uma cesariana, é aconselhável aguardar cerca de seis semanas, a fim de não ocasionar maiores problemas uterinos.

Desconforto no começo é normal

É muito importante lembrar que, na primeira relação sexual após o parto, algumas mulheres podem sentir algum desconforto físico e uma secura vaginal, que pode dificultar a penetração. Mas esse desconforto inicial é comum e normal, uma vez que o corpo da mulher ainda está se recuperando de toda alteração que sofreu durante os nove meses de gestação.

Portanto se os pontos estão cicatrizados e os órgãos genitais femininos se recuperaram, não tenha medo de retomar o sexo. Mas é importante também que a mulher se recupere emocionalmente antes de retomar a atividade sexual. Além disso, a fadiga relacionada com as demandas do bebê em seus primeiros dias, provavelmente, vai diminuir o desejo sexual de ambos. Veja mais informações aqui.

Com amor, dedicação e paciência, todos esses contratempos podem ser superados e aos poucos o casal vai voltando para sua rotina e para sua atividade sexual.

Se você gostou das informações compartilhadas nesse post, compartilhe agora mesmo com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante para sempre estarmos criando um conteúdo relevante para você!

1Comment

Post A Comment