menstruação pós parto

29 jan Menstruação pós parto

Menstruação pós parto

A espera de um bebê é um dos momentos mais incríveis e sensíveis da vida de uma mulher. Mas, não pense que existem complicações que acontecem só durante a gravidez, após o parto vários distúrbios podem ocorrer, e por isso é preciso estar ligada em vários cuidados pós parto. Pensando nisso, muitas mulheres se perguntam se a menstruação pós parto é normal.

A primeira coisa que você precisa saber, é que toda mulher tem um sangramento normal após o parto, não é tecnicamente uma menstruação, e sim a liberação do material que revestia o útero durante a gravidez. Esse sangramento também é chamado de lóquios.

O sangramento pós parto, pode durar 3 semanas, ou chegar até 6 semanas para algumas mulheres, vai depender muito do organismo de cada mãe.

Entendendo melhor a menstruação pós parto

menstruação-pos-parto

A menstruarão pós-parto é um dilema na vida de muitas mulheres que acabaram de segurar o filho pela primeira vez.

A menstruação normal ocorre todos os meses devido a descamação do útero, que em uma explicação simplória, elimina os óvulos velhos para que o corpo desenvolva novos durante aquilo que nós conhecemos como ciclo menstrual. Por causa disso, durante esse período as mulheres sofrem com diversas alterações de humor devido as mudanças hormonais.

Quando a mulher fica grávida a menstruação é cessada. Os motivos são óbvios, como o útero necessita desenvolver o óvulo fecundado, não vai ocorrer a descamação uterina, portando, sem sangramentos durante o período da gravides. Quando ocorre o parto a menstruação não retorna de imediato, o que acontece é um sangramento pós-parto, não uma menstruação pós parto.

A primeira coisa que devemos explicar é que esse sangramento não é uma hemorragia, mas sim um sangramento natural, afinal de contas, até pouco tempo atrás a mulher tinha outro ser humano dentro de si, então é natural o corpo expelir um pouco de sangue para poder “arrumar a casa”, por assim dizer. Então, nessas primeiras semanas de sangramento pós-parto, a mulher deve usar absorvente. No caso de dúvidas a mãe deve procurar um ginecologista.

Como foi mencionado, a menstruação não vai retornar nas primeiras semanas, mas ainda haverá esse sangramento natural pós-parto. Entretanto, você sabe por que isso acontece? A resposta está na amamentação. O seu corpo está condicionado a desenvolver leite, a produção do leite materno envolve vários fatores, dentre eles, os hormonais. Então, por uma questão prioridade, o seu corpo vai focar os hormônios na produção de leite, deixando a menstruação de lado por um bom tempo.

A primeira menstruação pós parto pode chegar a ocorrer a até um ano depois do nascimento do bebê. Tudo vai depender do tempo de amamentação. Crianças que desmamam cedo e mulheres com problemas para o desenvolvimento de leite são alguns dos fatores que fazem a menstruação voltar mais rapidamente. Porém, no caso de uma amamentação longeva, a mãe poderá ficar feliz longe de cólicas, TPM e até mesmo de absorventes.

Menstruarão, amamentação, emagrecimento e alimentação

menstruação pós parto

A menstruação pós parto também está ligada ao emagrecimento. Algumas mães, desejam voltar a sua velha forma antes da gravidez após o nascimento do bebê. Entretanto, o processo não será muito fácil. Alguns fatores podem interferir para a perda de peso e recuperação da boa forma, boa parte está ligada a amamentação, veja a seguir:

  • Alimentação pós-parto

A atenção a alimentação pós-parto é fundamental para emagrecer e para o bem-estar do seu bebê. É preciso escolher um dos dois? Não, dá para melhorar a alimentação e ainda sim fornece muitos nutrientes para o recém-nascido. A mãe que quer perder um pouco de peso assim deve consultar um nutricionista para ser devidamente orientada;

  • Amamentação

A amamentação é parte fundamental no desenvolvimento e crescimento do bebê e também pode influenciar no seu processo de emagrecimento.

A produção diária de leite, quando o bebê desfruta de muitas mamadas, faz com que o corpo consuma até seis mil calorias diárias! Sim, é bastante ao ponto de a mãe ficar desidratada. Para evitar isso é importante beber muita água, cuidar da alimentação e aproveitar a perda de gordura;

  • Exercícios

Por motivos óbvios a mulher que acabou de ter um filho não pode pegar no pesado, mas após quarentas dias, ela pode mover um pouco o corpo com exercícios mais leves.

A boa notícia é que existem exercícios pós parto que fazem bem para o corpo e para a mente da mãe. Alongamento, exercícios próprios para mães, passear com o bebê, caminhadas de colo ou empurrando o carrinho, são boas alternativas para queimar algumas calorias e ainda passar um bom tempo com o seu bebê;

  • Menstruação pós parto

Quando a menstruarão volta a mulher começa a sofrer com cólicas, desequilibro hormonal e mais a TPM. Isso combinado com o estresse de ser mãe vai prejudicar o seu emagrecimento, portanto, é melhor se esforçar para continuar amamentando.

Esperamos que eu tenha sanado suas dúvidas sobre menstruação pós parto. Se ainda houver alguma pergunta, deixe um comentário. Será um prazer responde-lo!

2 Comments
  • Amamentação e menstruação - entenda a relação - Dieta Pos Parto
    Posted at 22:46h, 29 janeiro Responder

    […] pode descer mais cedo, por volta do terceiro ou oitavo mês depois do parto. Eu falo mais sobre menstruação pós parto neste […]

  • juliana sales
    Posted at 06:56h, 05 agosto Responder

    ola, estou muito preocupada, pois estou amamentando normal e minha menstruação voltou agora com 38 dias após o parto com uma intensidade maior que minha menstruação mensal.
    estou tomando anticoncepcional faz 8 dias e pq voltei a menstruar?

Post A Comment