dieta-pos-parto

19 jan Dieta pos parto – como emagrecer depois do parto

Dieta pos parto – 8 dicas para melhorar seu corpo depois da gravidez

Dieta pos parto bem pensada é uma parte essencial para emagrecer depois do parto. A gravidez é um momento mágico na vida da grande maioria das mulheres. Acontecem nessa fase, uma mistura de sentimentos, emoções e preocupações, afinal, não é uma simples e qualquer mudança que acontece, muito pelo contrário, tudo muda, porque um novo ser vai nascer e irá tornar tudo diferente. A partir do momento em que se descobre a gestação, a mãe talvez por instinto, busca todos os meios possíveis para se informar de cada detalhe do que está acontecendo em seu corpo. Muitas mudanças ocorrem nesse período, à maioria delas são desejáveis e já outras nem tanto, como por exemplo, o ganho de peso. Por mais que se siga uma dieta saudável, é inevitável ganhar uns quilinhos a mais, afinal, é um bebê que está crescendo, e ele precisa de todas as vitaminas e nutrientes que a mãe possa lhe oferecer.

dieta-pos-parto

Pos parto: começa a dieta

No pos parto, imediatamente a mãe perde peso, pois o peso do bebê não está mais aderido à ela, além disso, a placenta é expelida junto com o liquido amniótico e o útero diminui o tamanho, voltando aos poucos ao tamanho normal. Algumas mulheres engordam pouco durante a gestação, já outras, engordam mais do que deveriam, seja por alimentação inadequada ou por outras patologias, como a diabetes gestacional por exemplo, que tem como um dos sintomas o ganho de peso.

Por conta desses fatores, é variável a perda de peso no pos parto, portanto geralmente quanto menos peso se ganha na gestação, mais rápido se perde o peso adquirido nesse período. Recuperar o peso o mais breve possível é um sonho para muitas das novas mamães, e para se atingir o peso desejado, fazem-se necessários alguns esforços.

Cuidados com a dieta pos parto

Uma dieta só deve ser prescrita por um nutricionista, especialmente no caso da dieta pos parto. O nutricionista é o profissional habilitado para prescrever uma dieta adequada. Existem existem inúmeros fatores que serão levados em conta por ele, como por exemplo: Peso, Idade, Altura, nível de atividade física, se é lactante ou gestante entre outros. Mas existem algumas medidas que podem ser tomadas que são consideradas seguras para perca de peso, e algumas dessas medidas são:

1 – Fibras na alimentação

As fibras tem grande importância em nosso organismo, pois evitam a prisão de ventre, ajudam a combater o colesterol alto e diabetes , entre outros benefícios. Mas a essa altura você pode estar se perguntando qual a relação das fibras e a perca de peso, é simples, parte da famosa ‘barriguinha’ se deve á um organismo lento, e se existe o consumo adequado de fibras na alimentação, o organismo funciona com o ritmo correto e o aspecto inchado do abdômen diminui. As fibras podem ser encontradas em sua maioria em alimentos de origem vegetal e cereais.

2 – Café da manhã reforçado

Não deixe de tomar café da manhã- ao contrário do que se pensa, pular essa refeição trará o efeito contrário do que se espera, porque o café da manhã é a refeição mais importante, e é com ele que nosso organismo supre as necessidades ao longo do dia, pular está refeição fará com que nosso organismo tenha sensação de insatisfação, e irá alertar ao corpo com a fome como sinal, e consequentemente você irá comer em intervalos menores e em maiores quantidades.

3 – 6 refeições ao longo do dia

Sim, comer mais vezes ao dia ajuda a emagrecer, entretanto essas refeições devem ser em menores quantidades e com alimentos o mais saudáveis possíveis. Se você tem menos refeições, é muito provável que “capriche” na hora de comer, e isso trará consequentemente o ganho de peso, sendo assim: mais refeições + menores quantidades= perca de peso, menos refeições + maiores quantidades= ganho de peso. Siga esse ponto à risco para sua dieta pos parto funcionar.

4 – Substitua refinados por integrais

Tudo contribui para que os alimentos integrais sejam os “mocinhos” da história e os refinados os “vilões”, isso acontece porque os alimentos refinados perdem grande parte de seus nutrientes, fibras e vitaminas no processo industrial, e os alimentos integrais não sofrem essa alteração. Além disso, estudos associam o consumo excessivo de alimentos refinados como um grande causador de diversas patologias e do ganho de peso.

5 – Engane os desejos

Sabemos que todos temos de vez em quando desejos por alimentos que não são tão benéficos para nosso organismo, os doces são um exemplo claro disso. Mas existem alguns truques que podem enganar esses desejos, por exemplo, se você sentir desejo por doces, você pode optar por frutas secas como damasco ou ameixa ao invés de um pedaço de bolo, porque as frutas secas são doce, mas possuem mais benefícios e menos calorias. Mas atenção!!! Elas também devem ser consumidas moderadamente, porque possuem mais calorias que as frutas frescas e possuem adição de açúcar. Um cuidado que deve ser tomado, é que às vezes esses desejos do nosso organismo são reflexos de carências nutricionais, portanto se você sente desejo por algum determinado alimento pode ser que seu organismo esteja necessitando de um nutriente que esse alimento oferece. Abaixo podemos ver uma tabela com alguns desejos e a possível carência nutricional que o indivíduo possa ter:

Comida saudável para sua dieta pos parto

Comida saudável para sua dieta pos parto

6 – Prefira comidas saudáveis

Este ponto é essencial para sua dieta pos parto. Prefira comidas saudáveis- frutas, verduras e legumes são saudáveis e isso nós já sabemos. Mas será mesmo que para emagrecer com saúde temos que abrir mão de tudo que gostamos? Na verdade, tudo se trata de adaptação, existem inúmeras receitas que substituem as versões gordurosas, calóricas e nada saudáveis. Se você gosta de bolo de banana por exemplo, porque não continuar comendo em uma versão mais saudável não é mesmo? Se quiser ideias de receitas, veja o programa Mamãe Fitness. Nós recomendamos o programa. Eles têm uma receita excelente de Bolo de banana sem lactose, sem glúten e sem açúcar.

7 – Faça exercícios regularmente, mas com cuidado

Faça exercícios físicos regularmente- Exercícios físicos são extremamente importantes para nosso organismo, não apenas pela perca de peso, mas também porque previne diabetes, colesterol alto, regula a pressão sanguínea entre outros benefícios. No pós-parto pode parecer um pouco difícil conseguir um tempinho para os exercícios, mas se houver esforço nada é impossível. Reserve um tempo para caminhada, nem que seja com o carrinho do bebê na praça, não deixe a correria do dia a dia te impedir de levar uma vida saudável. Exercícios físicos mais pesados só devem ser feitos com o consentimento de um educador físico, e se não houver o consentimento, os exercícios podem ser prejudiciais ao invés de benéficos pra saúde.

dieta pos parto

Exercicios ajudam a emagrecer depois do parto

8 – Seja saudável

Todo alimento que é ingerido trazem consequências para o organismo, sejam elas boas ou não. Portanto, é necessário estar consciente dessas escolhas, buscar sempre o que há de melhor e mais saudável, evitar alimentos industrializados, gordurosos e pobres em nutrientes. Não se esqueça que seu filho vai seguir seus exemplos, então busque o melhor para você e sua família. Existem alguns vídeos que podem ajudar a ter uma alimentação mais saudável no pós-parto, como esse por exemplo: 

Viver uma vida saudável não é tão difícil como pode parecer, basta ter uma alimentação equilibrada, fazer exércitos físicos e ter momentos de lazer e diversão. Não deixe a correria da maternidade tomar conta de você, sempre arranje um jeito de fazer aquilo que você gosta, e então você vai conseguir emagrecer saudável e feliz!!!

5 Comments

Post A Comment