amamentação e menstruação

29 jan Amamentação e menstruação – entenda a relação

Amamentação e menstruação

Após o parto a mulher entra em um mundo totalmente diferente é um turbilhão de sentimentos, de dúvidas, incertezas e o seu corpo também vive um momento de grande transformação. Muitas mamães de primeira viagem têm dúvidas no que se refere à amamentação e menstruação. Devido a essas dúvidas criei este post para ajudar a esclarecer melhor a relação que existe entre a amamentação e a menstruação após o parto.

Transformações no corpo pos parto

amamentação e menstruação

O corpo feminino na gravidez sofre muitas transformações, portanto o corpo precisa de tempo para recuperar suas características próprias depois de nove meses de gestação. O que ocorre é que realmente há uma forte ligação entre a volta do ciclo menstrual e o fato da mulher estar ou não dando de mamar ao seu filho. Durante a gestação devido a fatores hormonais da gravidez a mulher não menstrua, mas após o parto ocorre um sangramento. O interessante é que esse sangramento que muitas acham que é menstruação ainda não é a menstruação, esse sangramento do pós-parto é apenas uma “limpeza” do útero que pode durar 10 dias ou até mais de um mês (varia muito de mulher para mulher).

É importante saber que cada organismo responde de um jeito aos hormônios que atuam depois do parto, mas aqui vou abordar o que acontece como uma regra geral. A amamentação trás muitos benefícios para o bebê e também para a mãe, pode–se dizer que a amamentação é um remédio para você e seu bebê. A mulher que tem o privilégio de amamentar o seu filho tende a ter uma suspensão da menstruação por um período de tempo maior, do que as mães que não amamentam. Por isso falamos que amamentação e menstruação têm uma relação direta.

Amamentação e menstruação têm relação

A grande vantagem é que a mulher que amamenta regularmente, nos períodos diurno e noturno, pode ficar até um ano com sua menstruação suspensa. A vantagem é que com isso ela fica um longo período sem sofrer os incômodos das cólicas, dores de cabeça e da tensão pré-menstrual, que aflige muitas mulheres neste período. Mas importante salientar aqui é que se as mamadas não forem constantes e regulares o sangramento menstrual pode descer mais cedo, por volta do terceiro ou oitavo mês depois do parto. Eu falo mais sobre menstruação pós parto neste post.

Mas nem todas as mães conseguem dar de mamar ao seu filho, umas não têm leite outras o leite é pouco e logo já tem que entrar com uma complementação alimentar. Portanto, com relação às mães que não amamentam, essas podem retomar os ciclos menstruais com apenas um mês depois do parto.

Gravidez durante a amamentação

Outra grande dúvida das mamães é se durante o período de amamentação a mulher pode engravidar novamente. Essa dúvida paira na cabeça de todas as mamães e muitas vezes gera uma confusão, pois há anda um mito de que durante a amamentação a mulher não engravida.

O que ocorre é que a mulher quando amamenta ela se torna menos fértil, mas a ausência de menstruação não quer dizer que ela esteja livre de uma nova gravidez, pois mesmo após o parto, o organismo pode liberar o óvulo mesmo antes de a menstruação voltar.

Então a melhor coisa é se prevenir. Como o período de amamentação é delicado, pois dependendo do que a mulher come ou bebe pode fazer mal para o bebê, o aconselhável é a mulher procurar o seu ginecologista para ele te orientar qual o melhor método contraceptivo para você nesta fase. Nem sempre o anticoncepcional é o mais indicado, pois, alguns tipos de anticoncepcional não são adequados para a fase da amamentação.

Se você gostou das informações sobre amamentação e menstruação compartilhadas nesse post, compartilhe agora mesmo com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante para sempre estarmos criando um conteúdo relevante para você!

1Comment
  • Como emagrecer depois do parto - Dieta Pos Parto
    Posted at 22:55h, 29 janeiro Responder

    […] também pode ajudar na perda de peso no pós-parto (aqui eu falo mais sobre o impacto da amamentação na menstruação e sobre menstruação pós parto). O objetivo desse post é apresentar a você algumas dicas de […]

Post A Comment